ATPS - Comportamento Organizacional
O Pet Glamour é uma empresa de pequeno porte, que trabalha no ramo de pet shop. A loja nasceu do gosto de dois irmãos: João Maria e Alba, por bichinhos de estimação. E foi esse sonho, o de ter um negócio próprio que impulsionou os dois a abrir a pet shop. Os proprietários dividiram as responsabilidades e Alba ficou com a parte de banho e tosa e João com a parte administrativa.
Porém, no último ano a loja teve uma queda em seu faturamento, o que provocou grande stress entre seus membros. O pet shop tornou-se um ambiente de trabalho desagradável, devido aos muitos conflitos, desconfianças, desrespeito e também ao grande mal-estar entre os funcionários.
È visível, o grande stress entre os gestores João Maria Lourenzão (sócio), Alba Lourenzão (sócia) e Rui Leme (gerente). Devido ao mau momento que a empresa enfrenta, eles entraram em um quadro de esgotamento físico e mental, gerando assim, uma atmosfera negativa e o trabalho que era para ser algo prazeroso, tornou-se decepcionante.
Tal stress tem trazido aos membros do Pet Glamour muito desconforto, refletido no desempenho fraco, ineficiente e descomprometido dos funcionários. As causas desses prejuízos para empresa são imediatamente visíveis no rendimento da loja.
João é um dos proprietários, por isso possui muitas responsabilidades. Tem noção de como a empresa funciona e de qual é o seu trabalho, também tem habilidades sociais notáveis (devido ao seu cargo). Como lado negativo, ele não sabe impor sua autoridade diante de sua irmã e sócia Alba e acaba ficando sobrecarregado na parte burocrática do trabalho.
Alba também é um dos proprietários do negócio, então também possui muito poder e responsabilidade. Tem consciência de qual é o seu trabalho e de como deve ser feito, é agradável e sociável. Como defeito ela usa seu poder indevidamente para tratar seu setor como uma empresa separada e acaba não ajudando na parte