Conhecimento cientifico
No texto abordaremos os pontos essências que distinguem o conhecimento científico do senso comum e de outras formas de conhecer, sobre a importância da teoria, do objeto e do método na elaboração científica, o papel da ideologia e o valor da problematização como etapa no processo de formulação dos conceitos.
1. Considerações sobre o senso comum
O conhecimento comum ou conhecimento pré-científico, é o termo usado para designar um conhecimento prático, dar a entender que se trata de um conhecimento em estágio inicial, do qual evoluiria o conhecimento científico.
O senso comum afirma que o conhecimento verdadeiro está no objeto, e o sujeito apenas reproduz os fatos, essa captação da realidade seria pura, bastaria o sujeito estar pronto para ver o real como realmente ele é, de um consenso de opiniões é que o conhecimento comum retira sua veracidade. Raramente o senso comum se autoquestiona.
2. Para uma compreensão do conceito de ciência
O conhecimento científico formou-se rompendo com o conhecimento comum, diferente do senso comum o conhecimento científico diz que o real jamais é puro, por ser obtido mediante a aplicação de métodos, que por sua vez resulta de uma teoria que o direciona a atividade de pesquisa. O ponto inicial de toda investigação cientifica é mais teórica do que real.
O conhecimento cientifico é obtido através de um processo de construção teórico da combinação da razão com a experiência. O conhecimento cientifico é um processo sempre inacabado.
3. O papel da teoria
A ciência é essencialmente teoria, é ela que forma o objeto de conhecimento, é através dela que se elaboram os métodos adequados com a natureza de cada pesquisa, é utilizada nas realizações práticas, técnicas, das ciências, é através dela que a realidade pode apresentar algum sentindo.
A teoria cientifica é sempre retificável. Toda investigação supõe um corpo teórico que lhe da forma, orientação e significado.
4. Teoria e prática
A importância da