Conhecendo o sistema unico de saúde
Com o intuito de reverter o quadro de desigualdades no atendimento à saúde da população, o Sistema Único de Saúde (SUS) originou-se na Constituição Federal de 1988 para que todas as pessoas do país, desde o nascimento, tenha acesso ao atendimento público de saúde, sendo proibido cobrança de dinheiro sob qualquer pretexto.
A criação do Sistema foi dada como um importante avanço na garantia do direito à saúde. Todos os serviços do SUS são financiados pela população brasileira através do pagamento de impostos e contribuições sociais. Ao contrário do que acontece nos planos de saúde comerciais, no SUS, todos têm direito aos serviços gratuitamente, sem restrições, carências e discriminação.
O SUS tem a encubência de promover a saúde, dando prioridade as ações preventivas, democratizando as informações importantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde. Outras responsabilidades do Sistema estão no controle das ocorrências de doenças, seu aumento e propagação, bem como o controle da qualidade de remédios, de exames, de alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público.
Por ter o objetivo de tentar solucionar o quanto antes os problemas de saúde da população, o antigo modelo do Sistema, em que o paciente com problemas de saúde deveria ir ao hospital vem sendo, aos poucos, substituído por um modelo no qual os agentes de saúde contactam a população, identificam possíveis doenças e encaminham as pessoas para consultas na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
A participação do setor privado é de forma complementar, através de contratos e convênios de prestação de serviço ao Estado. Isso acontece quando as unidades públicas de assistência à saúde não são suficientes para garantir o atendimento a toda a população de uma determinada região. Dessa forma, surge aí a necessidade de intervenção desse setor.
Conheça a história e como funciona o SUS
Muita gente já ouviu falar no SUS, o