Sistema Unico de Saude
O sistema único de saúde (SUS) foi criado com o objetivo de atender toda a população do Brasil na área da saúde de forma gratuita e irrestrita. Voltado para as necessidades da população resgatando o compromisso do Estado para o bem-estar social. Assim a população passa ter acesso a todos os serviços públicos de saúde que antes só era oferecida somente para trabalhadores com carteira assinada.
Com a conquista do SUS a atenção à saúde não é só o tratamento de doenças como era antes, agora também ocorre à promoção e prevenção da saúde. O modelo atual de organização da atenção do SUS encontra-se estruturado em três níveis hierárquicos complementares: atenção primária, atenção secundária e atenção terciária. A atenção primaria tem como objetivo a promoção da saúde e prevenção com campanhas como programas de controle de hipertensão e diabetes, campanhas de vacinação entre outros. A atenção secundária consiste no atendimento ambulatorial, com profissionais especializados na área da saúde e recursos tecnológicos, para o apoio ao diagnóstico e tratamento. E a atenção secundária trata-se de procedimentos que envolvem tecnologias de alto custo, proporcionando a população serviços de maior complexidade.
O SUS deve tratar a todos de forma igual, mas respeitar os direitos de cada um, segundo suas diferenças, investindo onde é sua carência maior. Dessa forma a administração do SUS vem sendo responsabilidade do município, dessa forma o município conhecendo as necessidades da sua população ira tomar as medidas mais cabíveis e viáveis para a população. Nos locais onde falta serviços públicos, o SUS realiza a contratação de serviços de hospitais ou laboratoriais particulares, para que não falte assistência às pessoas.
O SUS é responsabilidade financeira dos três níveis do governo. Os serviços de saúde são financiados com recursos próprios da União, dos Estados, dos Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento. Cada