Conhecendo a filosofia
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FABIANA MONTE LONARDELLI
MICHEL SAMPAIO CONTARATO
SIRLENE CESCONETTO
CONHECENDO A FILOSOFIA
NOVA VENÉCIA
2012
FABIANA MONTE LONARDELLI
MICHEL SAMPAIO CONTARATO
SIRLENE CESCONETTO
CONHECENDO A FILOSOFIA
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.
Professor: Tiago Ferreira
NOVA VENÉCIA
2012
1 INTRODUÇÃO
Em momentos de crise buscamos estabelecer circunstancias que nos levam a mudar de atitude, que indiquem algo bastante preciso, sobre as regras e opiniões pré-estabelecidas na sociedade.
O filosofo Sócrates nos mostra que precisamos questionar muito mais oque nos é passado em nosso cotidiano, perguntas devem ser feitas pra conhecimentos serem obtidos, os caminhos estão abertos para quem quiser ter um conhecimento mais amplo sobre sua própria vida, basta ter coragem e sair da caverna onde estamos presos, que é o nosso pré-conceito.
2 DESENVOLVIMENTO
Conhecendo a filosofia, descobrimos que a mesma se encontra ate mesmo nos filmes, o oráculo, que, por exemplo, é um tipo filosófico de receber e enviar mensagens, com dois significados diferentes ele pode ser uma mensagem misteriosa enviada por um Deus que necessita de uma interpretação especial.
O outro é uma pessoa que possui uma capacidade de receber mensagens de Deus e transmite-las, porém a mesmapode ser interpretada da forma que desejar. Os gregos chamam esse oráculo de Sibila.
Havia uma cidade na Grécia antiga chamada Defos, que tinha um Santuário dedicado ao Deus Apolo, sobre o portal de entrada tinha um letreiro com a seguinte frase: Conhece-te a ti mesmo. Sócrates o pai da filosofia resolveu um dia visitar este oráculo para compreender se o que diziam dele era verdade, todos o chamavam de Sábio, e ele mesmo não sabia o significado de ser sábio. Então o oráculo perguntou: O que você sabe?