Conforto
O projeto deve ser idealizado de forma a adaptar-se as especificidades do local: a luz natural, o conforto ambiental e a eficiência energética, tendo-os como parâmetros de projeto arquitetônico, enfocando o desenvolvimento bioclimático sustentável. Para isso, é necessário que o arquiteto conheça as particularidades do ambiente visitando o local e traçando as variáveis como percepção dos ventos, percurso do sol, ruídos acústicos e vegetação, por exemplo. Posteriormente, com estudos feitos a partir dos dados obtidos no local, se tem uma visão bem próxima da realidade e, assim pode-se saber o correto posicionamento da casa no terreno fazer os ajustes necessários antes que a obra seja executada.
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=4&Cod=800
Um dos principais problemas e discussão entre vizinhos é com certeza o barulho. Com paredes e pisos cada vez mais finos e janelas e portas comuns, nos novos apartamentos, essa economia acaba saindo cara pelo alto preço do incomodo acústico. O primeiro passo para a solução é identificar o problema, existem dois tipos de barulho: o aéreo e o estrutural. O primeiro é propagado pelo ar e pode ser em forma de música, sons de trânsito, latidos. Já o segundo é causado pelo impacto propagado pela estrutura e pode vir em forma de barulho de descarga, passadas. Umas das maneiras mais simples de solucionar esse desconforto, no primeiro caso, é colocando vidros duplos e portas acústicas na casa. Se essa ainda não for a solução a instalação de drywall (parede seca) sobre a parede já existente diminui consideravelmente e até mesmo extingue os ruídos externos sem precisar de grandes obras.
A solução pra ruídos estruturais é mais complexa, demanda mais trabalho e gasto pois necessita de obra. Problema com a tubulação, por