o homem
Aliás, Carlos Ghosn, presidente da Aliança Renault-Nissan, de quem peguei emprestado a frase que dá título a este artigo, em entrevista realizada em no dia 6 de julho, na cidade francesa de Aix-en-Provence, disse que “o investimento em veículos híbridos e elétricos não é uma aposta, é uma certeza.” Neste sentido, vale ressaltar que até o momento em que escrevo este artigo, nenhum presidente das mais de 200 montadoras existentes, veio a público garantir o contrário do que revelou Ghosn.
Fazendo uma síntese das principais publicações da última semana, em 2011, na China, foram vendidas 28 milhões de e-bikes, contra 19,3 milhões de veículos automotores a combustão interna. A mesma notícia evidencia que a Europa recebeu 2,6 milhões de bicicletas elétricas, fabricadas na China.
O mercado de bicicleta elétrica deve expandir-se substancialmente, pois estão sendo lançados equipamentos que transformam facilmente bicicletas mecânicas em elétricas, como é o caso do dispositivo Rubbee, que permite uma bicicleta rodar 25 quilômetros com uma única carga, e, além disso, ser totalmente carregada em apenas duas horas. O equipamento já está disponível para a venda no mercado.
Outra notícia que sustenta a afirmação do presidente Ghosn é o relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), informando que a bateria de íon de lítio para o carro elétrico está apresentando rápida queda de preço no país.
Segundo o relatório, graças aos avanços tecnológicos e a crescente capacidade de fabricação nacional, o custo de uma bateria foi