Conforto térmico
FACULDADE DE ENGENHARIA
ALESSANDRA COSTA DE LIMA
MOISÉS FIUZA MENEZES
PAULO HENRIQUE OLIVEIRA VILARINO
RAYANNE RIBEIRO PEDROSA
WALIKIS GOMES DE OLIVEIRA
CONFORTO TÉRMICO
BELO HORIZONTE
MARÇO 2013
ALESSANDRA COSTA DE LIMA
MOISÉS FIUZA MENEZES
PAULO HENRIQUE OLIVEIRA VILARINO
RAYANNE RIBEIRO PEDROSA
WALIKIS GOMES DE OLIVEIRA
CONFORTO TÉRMICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito parcial de para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: Marco Polo
BELO HORIZONTE
MARÇO 2013
TEMA
Conforto Térmico na Construção Civil.
JUSTIFICATIVA
Conforto térmico é a condição psicológica de um indivíduo que expressa satisfação com relação às condições térmicas do ambiente em que este se encontra (ASHRAE,1992). As sensações são subjetivas, isto é, dependem das pessoas, portanto, certo ambiente confortável termicamente para uma pessoa pode ser frio ou quente para outra. Assim, entende-se como condições ambientais de conforto aquelas que propiciam bem-estar ao maior número possível de pessoas.
As principais variáveis climáticas de conforto térmico são temperatura, umidade e velocidade do ar e radiação solar incidente. Estabelecer os parâmetros relativos às condições de conforto térmico requer incorporar, além das variáveis climáticas citadas, as temperaturas das superfícies presentes no ambiente e a atividade desenvolvida pelas pessoas. O conhecimento das exigências humanas de conforto térmico e do clima, associado ao das características térmicas dos materiais, proporciona condições de projetar edifícios e espaços urbanos cuja resposta térmica atenda às exigências de conforto térmico.
Baseando-se nesse contexto, a necessidade de abordar o