conforto termico
É necessário a análise dos processos físicos presentes na arquitetura e no urbanismo, relacionados ao transporte de calor ocorrentes no meio. Dessa forma é importante o estudo de alguns itens específicos.
O conforto térmico é um dos itens que se deve ter uma maior importância durante a construção de alguma casa, ou edifício. É preciso proporcionar conforto a quem estará dentro, obtendo um ambiente adequado onde ele se sinta termicamente confortável, independentemente de como estão as condições do meio ambiente no seu exterior. Para isso, o arquiteto precisa analisar essas condições, atribuído matérias específicos para cada tipo de construção. Evitando, também, o equilibro térmico, que consiste na transmissão de calor de um corpo com alta temperatura para outro corpo com menor temperatura, desse modo o conforto térmico não é alterado. É importante analisar a temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do ar, temperatura radiante média, pressão parcial de vapor de água no ar de cada ambiente.
O isolamento térmico tem a função de impedir a dissipação de calor para o ambiente. Ele estabelece uma barreira de passagem entre dois meios que facilmente ficam a mesma temperatura. Na verdade, chamamos de isolantes térmicos quaisquer corpos que sejam maus condutores de calor, mas lembrando que não há nenhum material que seja perfeito isolante térmico.
Ao pensar numa construção que seja eficiente do lado térmico teremos que prestar atenção para tentar utilizar o aquecimento passivo, que seria a utilização da radiação solar em aproveito para aquecer as casas, uma vez que ele entra, devemos tentar segurá-lo o máximo que puder. Com isso devemos lembrar alguns fatores que são relevantes como, implantação, orientação e tamanho das aberturas, proteção dos ventos na construção.
O isolamento térmico é simples e de baixo custo, solução viável para o aquecimento do planeta. Ele possui uma relação direta com a preservação do meio