Conforto Ambiental Eficiencia energetica
Força Domada: quilowatts de economia
A eficiência de uma edificação é dada por todo um conjunto de soluções adotadas que tenham por objetivo otimizar o uso do espaço e reduzir ao máximo o custo pós-ocupação e nisso inclui-se a redução do consumo de energia.
Edificios Inteligentes
Aquele capaz de oferecer um ambiente produtivo, e com uma otima relação custo beneficio pela otimização dos seus sistemas, estrutura, serviços, gerenciamento e manutenção pelo seu tempo de vida útil.
Uma edificação eficiente resulta de uma combinação de soluçoes arquitetônicas adequadas e uso de equipamentos e aparelhos mais eficientes.
Muitos empreendimentos autodenominam-se inteligentes quando incorporam dispositivos de gerenciamento eletrônico dos equipamentos instalados. No entanto a implantação de tecnologias ativas em um edificio pronto, mas com arquitetura mal resolvida, possibilita uma redução de no máximo 30% no consumo energético. No entanto segundo Antonio Macedo Filho, arquiteto master em edifico inteligentes e arquitetura bioclimática, um edificio só deve ser considerado inteligente se for pensado de maneira eficiente desde a concepção. Como também acredita que os investimentos em eficiência energética oferecem maior retorno em shoppings, hospitais, edificios de escritórios, hoteis e supermercados.
TECNOLOGIAS PASSIVAS: diretrizes básicas de projeto para edificios comerciais.
Implantação determinada pelas condições climáticas e topografia - leva em consideração os dados meteorológicos do lugar , como as diferenças de incidência de radiação solar, além das caracteristicas fisicas do terreno.
Tecnologias solares passivas - Quando as resoluções preliminares de implantação ainda geram condições de desconforto, parte-se para o uso de sistemas passivos de resfriamento ou aquecimento.
Cinco mandamentos da arquitetura bioclimática:
1. Forma - são levadas em conta variáveis como dimensões do terreno, topografia e fluxos de circulação das correntes de ar,