Eletrecidade e Optica
ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ELETRICIDADE E ÓPTICA
DP – 6º SEMESTRE
SOROCABA – SP
2015
MATEUS DE CASTRO RA 835.803-6
FIBRA ÓPTICA
Trabalho apresentado a Universidade Paulista – UNIP, como exigência para avaliação de DP, em disciplina 2015, sob a orientação do professor Wandivaldi Antonio.
SOROCABA – SP
2015
OBJETIVO
Com a explosiva evolução das comunicação, motivadas pela necessidade de aumento de capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados de alta velocidade, constantemente nos deparamos com novos conceitos em tecnologias em termo de meios de transporte das informações. É nessa ideia que surge a fibra ótica, que garante nível elevado de fiabilidade a nível de transmissão de sinais e dados, voz e vídeo.
O objetivo deste trabalho é abordar o tema da Fibra Óptica suas vantagens e desvantagens!
Sumário
O que é Fibra Ótica? 5
Características 7
Vantagens 8
Desvantagens 8
Tipos de fibra ótica 9
Monomodo: 9
Multimodo: 9
Diferença entre fibra ótica e par trançado 10
Aplicação 11
Conclusão 11
Referencias Bibliográficas 12
Um pouco de história
Em 1870, o físico inglês Jonh Tyndall, demonstrou o princípio de guiamento de luz através de uma experiência muito simples, utilizando um recipiente furado com água, um balde e uma fonte de luz, Tyndall observou o feixe de água sairá iluminado através do furo do recipiente, assim tivemos o primeiro relato da transmissão de luz.
Depois da descoberta do físico Jonh a fibra passou a ser usada quando surgiu o primeiro cabo submarino de fibra óptica intercontinental, começou a operar em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Os cabos que cortam os oceanos do nosso planeta hoje tem a capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos. Tecnologias