Conceitos Analise De Dados
1
Alguns conceitos:
1.POPULAÇÃO:
É um conjunto de elementos com alguma característica comum.
Exemplos: habitantes de São Paulo; alunos da Universidade XYZ; sócios de um clubeTUV; pinheiros do município de ABC.
CENSO:
É o levantamento efetuado em toda a população. Todos os sócios de um clube são pesquisados, por exemplo, e não apenas uma parte deles. Geralmente pesquisas em toda a população implicam em custo elevado e muito tempo, sendo necessário o estudo de apenas parte da população, ou amostra.
2. AMOSTRA:
É apenas uma parte da população.
Exemplos de pesquisas amostrais: a) pesquisas de opinião para conhecer o provável eleito em eleições; b) o IBGE faz, periodicamente, pesquisas sobre emprego, desemprego, inflação, etc.;
c) redes de rádio e televisão realizam pesquisas para conhecer a popularidade dos programas;
d) biólogos marcam pássaros, peixes, etc. para uma previsão sobre hábitos de migração; e) os dirigentes de uma empresa de ônibus precisam determinar o consumo de óleo diesel.; f) verificar as causas de uma doença.
AMOSTRAGEM:
É o processo que estabelece critérios para a seleção de uma amostra. Quando não é possível realizar um estudo sobre todos os elementos da população utiliza-se a amostragem.
PARÂMETRO:
Descreve uma informação sobre uma população. Por exemplo: a idade média de todos os alunos de uma escola de 2o grau é 16,5 anos.
ESTATÍSTICA AMOSTRAL (ou apenas estatística):
Descreve a informação contida em uma amostra. Por exemplo: a idade média de uma amostra de alunos de uma escola de 2o grau é 17 anos.
3.VARIÁVEL:
É toda característica que pode variar de um indivíduo para outro.
Pode ser qualitativa ou quantitativa.
Variável qualitativa (var.categóricas ou atributos): é aquela que fornece dados de natureza não numérica. Mesmo que os dados possam ser codificados numericamente (masculino
= 1; feminino = 2), os números são apenas símbolos sem valor quantitativo.
A variável encontra-se no nível nominal quando diferencia-se