Conformidade de tensão elétrica predial
Desirè, Eduarda, Philip, Thiago, Silvio
Curso de Engenharia Civil – 3° Periodo Noturno – Pratica B - Disciplina de Fisica III
Faculdade Assis Gurgacz - Loteamento FAG – 85814-620 – Cascavel – PR - Brasil
Resumo: A conformidade da tensão elétrica predial, consiste na medição da tensão elétrica em várias tomadas de energia de uma edificação com o uso de um multímetro, tendo como finalidade determinar se as tensões encontradas estão dentro dos limites estabelecidos pela resolução Aneel 395 de 24/02/2009, ou seja, verificar se a tensão recebida é de qualidade.
Palavras chave: conformidade, tensão elétrica, Volt, medição, multímetro.
Introdução
A agência nacional de energia elétrica–
ANEEL, pela resolução 395 de 24/02/2009, estabelece os valores permitidos para a variação da tensão elétrica medida no ponto de entrega das unidades consumidoras atendidas pelas Concessionárias de Energia
Elétrica do Brasil. Estes valores são utilizados para garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica e fiscalizar as empresas prestadoras do serviço.
Com as medidas obtidas nas tomadas de força das unidades prediais, podemos estabelecer se os valores medidos estão dentro do recomendado pelo órgão regulador, porém, estes valores não indicam que a tensão entregue pela prestadora do serviço está em desacordo, pois temos que considerar a queda de tensão na instalação elétrica, ocasionado muitas vezes por fatores como; mau dimensionamento das instalações, instalações velhas com conexões mal feitas, materiais de má qualidade, entre outras.
Procedimento Experimental
No experimento realizado em 09/04/14, com o auxilio de um multímetro digital,
realizou-se a medida da tensão elétrica de
quinze tomadas de força, com tensão nominal de 220V, distribuídas aleatoriamente pelos blocos da Faculdade Assis Gurgacz (Fig. 01).
Fig. 01: Multímetro digital
As amostras obtidas foram anotadas e
serão