conformaçao
No caso da estampagem convencional em prensa,um punção exerce força sobre a chapa obrigando-a a tomar a forma definida pelo par punção/matriz. Fazem parte da ferramenta de estampagem o encostador, ou cerra-chapas, cuja função é manter a chapa encostada à matriz durante todo o processo, impedindo deslocações verticais que originariam defeitos na peça final.
Estampagem por explosão
No caso da estampagem por explosão, a chapa é posicionada sobre a matriz e uma carga explosiva é colocada a uma distância determinada. A onda de choque causada pela explosão provoca a deformação da chapa até tomar a forma da matriz.
Estampagem por forças electromagnéticas
Neste processo a chapa é conformada por acção de forças electromagnéticas induzidas. Não há necessidade de punções e, tal como no caso anterior, a chapa toma normalmente a forma da matriz.
Estampagem por acção de um fluido - hydroforming
O hydroforming é uma técnica de estampagem utilizada sobretudo para o fabrico de tubos de secção variável e complexa, ou em peças ocas, cujo fabrico seria impossível por outros processos. No caso do fabrico de tubos, a matéria prima inicial é um tubo recto, que é colocado numa ferramenta constituída por duas metades, ou duas matrizes. A ferramenta é fechada, e uma das extremidades do tubo é selada. Na outra extremidade é ligado um tubo pelo qual é depois injectado um fluido, normalmente óleo, a elevada pressão. A pressão interior no tubo causa a sua deformação por expansão, obrigando-o a adquirir a forma definida pelas matrizes. Também podemos encontrar este processo de estampagem aplicado a chapa, quase exclusivamente utilizada em protótipos. O fluido contacta directamente com a chapa, exercendo contrapressão
Lucasfloyd1@hotmail.com
Estampagem por acção de um fluido - hydroforming
O hydroforming é uma técnica de estampagem utilizada sobretudo para o fabrico de tubos de secção variável e complexa, ou em peças ocas, cujo fabrico seria