conflitos étnicos
O conflito étnico é um termo sociológico para definir qualquer conflito de natureza violenta, bélica, ou militar entre dois ou mais grupos étnicos, grupos ou seja, de pessoas de diferentes origens culturais, religiosas, raciais ou geográficas.
Além disso, em alguns casos, usa-se o termo "conflito religioso", quando os motivos do conflito possuem pretexto mais religioso que racial como no Oriente Médio, Irlanda do Norte, Sudão entre outros.
Os conflitos étnicos existem na humanidade desde o início dos tempos. Alguns antropólogos, por exemplo, acreditam que o Neanderthal foi extinto por uma guerra étnica contra os homo sapiens. Vários povos primitivos também envolveram-se em muitos os conflitos étnicos, especialmente com a passagem dos nômades e as sociedades tribais para os grandes impérios das cidade-estado, e da invasão e dominação de um povo sobre outro.
Durante a Idade Média eram comuns os conflitos étnicos, as Cruzadas são um dos maiores da história. Nos tempos mais tarde, surgiram muitos conflitos étnicos produto da conquista da América e do colonialismo das potências europeias.
Sobre os conflitos podemos dizer que continuam até nos dias de hoje. Eles começaram a muito tempo atras, e por qual motivo? O motivo principal são as formas diferentes de se pensar , de crer, são “pessoas” que não conseguem chegar em nenhum acordo . O conflito muita vezes são de etnias entre si, ou uma que fica proxima a outra. O conflito dos Árabes-Israelences, o da Irlanda do Norte e o do Sudão, já acontece a tempos, perderam o controle e foi preciso que a ONU tomasse providencias, formas de tentar ajudar esses a chegarem em um acordo. Porque não está atingindo apenas quem esta lá, mas todos nós que sempre lemos, ou vemos em reportagens e pensamos até que ponto as coisas podem chegar.