conflitos territorias
GUERRA DO CHACO
Quando - 1879 a 1883
Países envolvidos: Paraguai x Bolívia
Motivo: Disputa por uma fronteira entre os dois países desde a época colonial.
Como ocorreu: "Inóspito”. Pode procurar: na maior parte dos textos que falam da Guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia (1932-1935), a palavra vai aparecer na primeira frase, no primeiro parágrafo ou no primeiro capítulo – geralmente comentando como é difícil achar um local mais inóspito para se travar uma guerra.
O Chaco paraguaio já foi nada carinhosamente chamado de Inferno Verde, uma região meio floresta, meio deserto, meio cerrado, reunindo tudo de ruim que esses ambientes apresentam. Tem árvores altas e arbustos espinhosos que impediram a movimentação das tropas, é verde, mas tem pouquíssima água, tem poeira e calor; muito, muito calor. Está localizado ao leste do rio Paraguai.
Quando o avião de transporte C-212 da Força Aérea paraguaia sobrevoava a região, a impressão é que nada parecia muito diferente ou fora do comum. Mas quando a tripulação abre a porta para os passageiros descerem no antigo quartel-general em Isla Poí, parece que alguém abriu a portinhola de uma caldeira. O bafo de ar quente invade o avião, criando uma imediata vontade de descer – literalmente, da frigideira para o fogo.
Apesar do nome, Isla Poí não é uma ilha cercada de água por todos os lados. Bosques de vegetação mais densa em meio ao campo aberto ou cerrado tinham esse nome, pois pareciam ilhas em um mar verde. Eram locais taticamente importantes, pois serviam de ponto forte razoavelmente protegido para as tropas.
Temperaturas em torno de 40° C são comuns. A poeira logo invade sua roupa, seus olhos, sua boca. Como foi possível que os dois países mais pobres da América do Sul tenham passado três anos lutando por este fim de mundo? Como foi possível morrerem aqui 60 mil bolivianos e 31,5 mil paraguaios?
A Bolívia tinha, então, três milhões habitantes e o Paraguai apenas um