Conflitos religiosos na atualidade
O fundamentalismo religioso é um fenômeno moderno, caracterizado pelo senso de esvaziamento do meio cultural ou a convicção de que algum texto ou preceito religioso seja infalível e historicamente preciso ainda que contrários ao entendimento de estudiosos modernos.
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de outros. Pode-se constituir uma intolerância ideológica ou política. Pode-se também resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação alguma época.
INTOLERÂNCIA NO BRASIL
No Brasil a intolerancia religiosa é punida criminalmente, sendo um crime inafiançável e imprescritível. A crítica no Brasil não é punida pois fere o direito a liberdade de expressão, mas atos como atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função da crença ou de não ter religião é tido como crime.
A quantidade de denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República cresceu mais de sete vezes em 2012 em relação a 2011, um aumento de 626%.
Muitas agressões são cometidas pela internet. Segundo a associação Safernet, em 2012, a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebeu 494 denúncias de intolerância religiosa praticadas em perfis do Facebook.
PRINCIPAIS CONFLITOS ATUAIS
Afeganistão:
Grupos em conflito: fundamentalistas radicais muçulmanos e não-muçulmanos
O Afeganistão é um campo de batalhas desde a época em que Alexandre, o Grande, passava por lá, em meados de 300 a.C. Atualmente, dois grupos disputam o poder no país, em um conflito que se desenrola há anos. De um lado está o Talibã, movimento fundamentalista islâmico que governou o país entre 1996 e 2001. Do outro lado está a