qualidade
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
INVENTÁRIO
Ana Nilcéia
Douglas Paulo
Geison
Kamila Batista
Lissandra
PAIA-02 MAT
Prof.ª Claudia Pereira Wolf
JOINVILLE
JUN/2013
INVETÁRIO
o QUE É INVENTÁRIO?
Inventário de bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa.
Inventário deriva da palavra do latim “inventarium” que significa, relação de bens deixados por alguém e documento ou lista onde se encontram registrados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos. Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra
Cada país tem suas próprias regras sobre inventário na contabilidade; este artigo concentra-se na teoria econômica e nas regras financeiras e contábeis do Brasil.
A definição de inventário dentro das empresas, normalmente segue as definições do Conselho Federal de Contabilidade através das Normas Brasileiras de Contabilidade.
No Brasil, as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real deverão escriturar o Livro Registro de Inventário ao final de cada período: trimestralmente ou anualmente quando houver opção pelos recolhimentos mensais durante o curso do ano-calendário, com base na estimativa.
critérios de avaliaçãos
O custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base em um registro permanente de estoque ou no valor de estoques existentes de acordo com o Livro de Inventário, no final de apuração. O valor dos bens existentes no encerramento do período-base poderá ser o custo médio ou dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente.
1.1 produtos acabados e em elaboração
Os estoques deverão ser avaliados de acordo com os seguintes critérios