Conflitos no Continente Europeu
O avanço do socialismo e da economia planificada em países da Europa oriental como Albânia e Bulgária que passaram a ser lideradas pela potencia socialista, a União Soviética. Além disso a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação que deram origem a Alemanha Ocidental na porção controlada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França. A Alemanha Oriental estava sob controle da União Soviética.
Diante da fragilidade política e econômica em que a Europa se encontrava após a segunda guerra mundial e levando em conta a sua localização, o governo norte americano resolveu desenvolver um plano para reconstrução do continente europeu com o objetivo de fortalecer diretamente sua economia e conter o avanço do socialismo.
Entre os motivos mais importantes do conflito estão o surgimento, na Europa, em 1930, de governos totalitários com fortes objectivos militares e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo liderado por Hitler, que pretendia expandir o território alemão e, assim, desrespeitando o Tratado de Versalhes, reconquistou os territórios que tinha perdido na Primeira Guerra Mundial.
Na Itália estava a crescer o Partido Fascista liderado por Benito Mussolini, que se tornou "o adorado" da Itália, com poderes sem limites. A Alemanha e a Itália estavam a passar por uma grave crise económica no início de 1930 com milhares de pessoas sem emprego. Uma das medidas tomadas pelo governo fascista foi a industrialização, pela criação de indústria