Conflitos na coreia: os outros lados da moeda
Gabriel Graziottin
Palavras Chaves: Coreia do Norte. Estados Unidos. Conflitos. Mídia.
Estamos verificando através da imprensa o constante quadro de conflito e tensões no Leste- Asiático com a Coreia do Norte, Coreia do Sul e Estados Unidos. Contudo, antes que nos debrucemos sobre muitas informações e posicionamentos tendenciosos da mídia, devemos levar em conta uma série de fatores não tão expostos pelos veículos de comunicação, como as sanções sofridas pela Coreia do Norte, ameaças e novas estratégias geopolíticas que se esboçam na região. Tem-se, desse modo, com esse artigo, o objetivo de trazer informações alternativas às quais nos são despejadas.
“News” da Coreia do Norte: o perigo se aproxima
Estamos acompanhando pela mídia ocidental nos últimos dias as provocações e o clima de tensão supostamente gerado pele Coreia do Norte no Leste asiático, provocando um forte clima de instabilidade para o seu vizinho, a Coreia do Sul e para os Estados Unidos. E mais recentemente, nesse dia 30 de abril de 2013, a declaração de estado de guerra da Coreia do Norte para com a Coreia do Sul e os Estados Unidos. As poucas informações que nos são despejadas pelos principais veículos de comunicação – e por si só, conservadoramente tendenciosos – do governo socialista do jovem Kim Jong-um, nos levam a crer que o país por si só está tomando atitudes drásticas à segurança internacional, aqui representada pelos países acima assinalados.
Entretanto, ocultam um conjunto revelador de informações referente às medidas e prejuízos causados pela ONU e os Estados Unidos ao país nos últimos anos, ou, mais ferozmente, nos últimos meses. Assim, este artigo pretende apontar uma série de “contrainformações”, baseadas em análises acadêmicas, leituras geoestratégicas e opiniões distintas diante desse cerco midiático envolta de uma possível guerra coreana.
Tropas norte-coreanas em clima de tensões militares: Disponível em: