conflitos armados
Introdução
São vários os fatores (históricos, demográficos, naturais, económicos…) que explicam a situação de pobreza e o fraco desenvolvimento de muitos países do Mundo.
Um dos mais catastróficos e problemáticos são os conflitos armados. Estes destroem os recursos naturais e a vida de milhares de pessoas, privando o desenvolvimento dos países.
Conflitos Armados
Desde 1990, os conflitos armados têm vindo a diminuir nos países em desenvolvimento, sobretudo nos países da África Subsariana,
Ásia Meridional e Médio Oriente.
Mas este problema continua a destruir infra-estruturas, a criar refugiados e vítimas mortais, despesas em armamento e, o mais chocante, o recrutamento de crianças como soldados.
Como este gráfico mostra, em 2004, as despesas militares, nos países em desenvolvimento, são significativamente maiores do que as despesa públicas com a saúde. Enquanto que nos países desenvolvidos as despesas públicas com a saúde são claramente maiores do que as despesas militares.
Facto
«Todos menores de 18 anos, recrutados ou utilizados por uma força ou grupo armado, seja qual for a sua função
(combatentes,
ajudantes, cozinheiros, carregadores, mensageiros, espiões ou utilizados para fins sexuais) são considerados crianças-soldados. No mundo, há cerca de 250 mil crianças-soldados, principalmente em África e na Ásia, e, segundo a UNICEF, as raparigas são aproximadamente 40%. O rapto é a estratégia mais utilizada para garantir o recrutamento, mas também há casos em que as crianças de famílias pobres entram para as fileiras de grupos armados em troca de dinheiro ou comida.»
Recursos e os Conflitos
Muitos dos conflitos ativos em África devem-se à forte extração dos recursos naturais.
Como este continente tem uma grande quantidade de minérios
(ouro, diamantes, …) que são bastante apreciados pelos países desenvolvidos, faz com que haja conflitos entre países, o que provoca um grande obstáculo no