Conflito mundial - ETA
No continente europeu, um dos principais motivos de conflito é a questão do povo basco. Estes lutam pela independência política e territorial há pelo menos 50 anos.
Como podemos ver na imagem ao lado este povo está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França.
História:
Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente chegou à península Ibérica há 2000 anos. Em todo este tempo, as nações consideradas bascas preservaram os seus principais elementos culturais, como a língua (euskara ou basco), costumes e tradições.
A partir desse facto, a 31 de Julho de 1959, na cidade de Bilbao, foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna) que quer dizer "País Basco e Liberdade".
No inicio, o grupo era formado fundamentalmente por estudantes radicais que planejavam representar uma alternativa ao Partido Nacionalista Basco, que atuava pela região. Em 1962 o grupo realizou a sua primeira assembleia, na qual se definiu como "Organização clandestina revolucionária" e a partir de então empreendem a luta armada pela libertação do País Basco.
Com o surgimento desse grupo tiveram início os atentados, sobretudo, às autoridades.
Atentados da ETA
7 de Junho de 1968: Assassinato do policia José Pardines perto de Villabona (País Basco).
20 de dezembro de 1973: atentado contra o almirante Luís Carrero Blanco, então presidente do governo. O veiculo onde viajava “voou pelos ares” devido à explosão de uma bomba escondida num túnel pelo qual passou.
13 de Setembro de 1974: 12 civis morreram na explosão de uma bomba num bar de Madrid.
14 de Julho de 1986: 12 polícias civis morreram na explosão de um carro-bomba na praça da República Dominicana de Madrid.
19 de Junho de 1987: 21 mortos e 45 feridos num atentado com carro-bomba no estacionamento do shopping Hipercor de Barcelona (nordeste).
11 de Dezembro de 1987: 11 pessoas morreram na