CONFIABILIDADE
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DA MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE
PROFESSOR: ANDRÉ PEDRO FERNANDES NETO
CRYSLAINE CINTHIA CARVALHO NASCIMENTO
MARIANA MEDEIROS ARAUJO
NOEDSON DE FREITAS ALVES
MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE E MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
MOSSORÓ-2014
RESENHA DE MANUTENÇÃO: Manutenção centrada em confiabilidade e manutenção produtiva total
No contemporâneo cenário de negócios, a gestão da manutenção tem se mostrado um fator relevante na busca da competitividade empresarial. O setor de serviços também tem recebido competitividade e, a medida que adicionam as exigências dos seus clientes, tem lançado mão de técnicas originadas na produção, inclusive na gestão da manutenção (SELLITTO, 2002).
Segundo Amaral (2003) apud Xenos (1998) a manutenção produtiva total pode ser compreendida como uma das melhores aplicações para os métodos de manutenção, sempre apontando a parte financeira da produção, assegura uma melhor utilização e uma produtividade maior dos equipamentos com custo mais baixo. Esse tipo de manutenção alcança todas as fases do ciclo de vida dos equipamentos facilitando o controle dos processos até o sucateamento da máquina,
O objetivo mais importante desta modalidade de manutenção é promover práticas onde os operadores possam notas todas as características das máquinas, aprendendo muito mais sobre elas; com todo esse conhecimento sobre a aparelhagem se torna bem mais fácil o diagnóstico do problema. Yamaguchi (2005) afirma que o objetivo da manutenção produtiva é o melhoramento da estrutura empresarial frente à melhoria da qualidade da equipe e do equipamento. Tais melhorias devem ser alcançadas por meio da capacitação dos operadores, capacitação dos mantenedores, engenheiros e projetistas e também através do incentivo para modificação dos equipamentos.
As características mais marcantes desta modalidade são a maximização da eficiência global das