Confiabilidade e o futuro da gestão de produção e operações
Corrigindo-se os dois aspectos mencionados, a elevação da curva de custo das falhas somada à redução da inclinação da curva e do custo das ações, levaria o ponto de custo mínimo tão a direita que justificaria esforços contínuos da operação no melhoramento da confiabilidade de seus recursos.
De qualquer forma, mesmo sem entrar no mérito de onde realmente estaria localizado o ponto de mínimo custo ou mesmo se a existência desse ponto deve ou não ser considerada, o modelo e as observações aqui feitas poderão ajudar o gestor em suas decisões de planejamento e alocação dos esforços.
TIPOS DE MANUTENÇÃO
Embora os tipos de manutenção tenham sido introduzidos anteriormente nesse capitulo, vale aqui um detalhamento um pouco maior. Os tipos de manutenção adotados são, normalmente, classificados de acordo com a abordagem perante a falha em:
Manutenção corretiva;
Manutenção preventiva;
Manutenção preditiva.
Manutenção corretiva: a intervenção é realizada somente após a ocorrência da falha. Normalmente, é utilizada na reparação das falhas inesperadas. No entanto, não obstante o conceito quase universal de que falhas devem ser evitadas, a manutenção corretiva pode e muitas vezes deve ser adotada em situações em que: os modos de falha não justificam os custos