Conferência módulo 7
Tendo por base a conferência explique a afirmação do conferencista: “ o trabalho é fundamental na construção da identidade individual e social e pode atuar tanto positiva quanto negativamente ...”
Vinte anos de políticas sócio-ecnonômicas neo-liberais aumentaram as desigualdades sociais e modificaram as práticas de trabalho, os contratos e as relações trabalhistas.
O trabalho é uma atividade fundamental na vida de todos os indivíduos, independente se precisam trabalhar ou não, pois ela faz parte da formação social e moral do cidadão. O trabalho tem a dimensão positiva, pois através dele o indivíduo participa ativamente do progresso ajudando a criar, construir e modificar a sociedade e o meio em que habita, além de garantir acesso a bens materiais e patrimônio cultural a si e a seus familiares. Além da dimensão positiva temos também o trabalho pode ter também uma dimensão negativa, pois o indivíduo coloca sua saúde, seus sentimentos e pode ocorrer frustação por pressões e tirania dentro do ambiente de trabalho e devido também as condições adversas no mercado de trabalho. As dimensões positivas e negativas não se esgotam no ambiente de trabalho e nem no final da jornada, se estende pela vida do trabalhador.
O trabalhador é um fator importante na formação individual e social das pessoas. Através das relações de trabalho é possível entender as relações sociais, as divisões de classe, dentro de uma sociedade.
Desde os primórdios o trabalho utilizá-se de tecnologia, ou seja, aplicá-se o conhecimento de uma forma concreta. Dessa forma não existe trabalho nem tecnologia e essa só tem sentido se aplicada ao trabalho.
Na essência a tecnologia no trabalho devria ser utilizada como instrumento social, mas normalmente ela é um instrumento de pressão contra as classes trabalhadoras, sindicatos organizados e trabalhadores grevistas, através de automatização de setores da indústria para pressionar esses trabalhadores. O mesmo ocorre