Realismo
FICHA N.º 3 A POLÍTICA DE SAÚDE: O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE
1. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948, sob a tutela da Organização das Nações Unidas (ONU). Tem sede em Genéve, na Suíça. Foi fundada após a II Guerra Mundial quando o mundo saía de uma situação de grande fragilidade a que se seguiu uma época de prosperidade económica. A OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo, o nível de saúde de todos os povos. Define saúde, como o “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.” É a definição mais frequentemente utilizada e aceite, apesar de começar a ser contestada. A bandeira possui o Bordão de Asclépio representando um símbolo para a cura.
Sabias que… Asclépio era o Deus grego da Medicina. O mito refere que Asclépio era filho do deus Apolo e de uma mortal Corônis, morta pelo próprio Apolo. Assim Asclépio foi entregue a um centauro Quíron para que o educasse. Quíron ensinou Asclépio a caçar e a conhecer as ervas e as suas propriedades curativas. Dizia-se que Asclépio tinha um poder tão grande que podia trazer os mortos à vida. Zeus, o rei dos deuses, enfurecido com tanto poder matou-o!
A OMS é composta por 193 Estados-membros, onde se incluem todos os Estados Membros da ONU excepto o Liechtenstein e dois não-membros da ONU, Niue e as Ilhas Cook. Os Estados Membros da OMS nomeiam delegações para a Assembleia Geral da Saúde Mundial, que é o órgão decisor supremo. A OMS é financiada por contribuições dos Estados Membros, fundações e outros organismos privados. A indústria farmacêutica, as organizações não-governamentais (ONG) e as associações humanitárias são alguns dos seus parceiros.
2. O PAPEL DA OMS
A OMS refere como suas funções: Lidera os temas fundamentais para a saúde; Envolve-se em parcerias