Conferencia de estocolmo
#conscientizar a sociedade sobre a importância que teve essa conferência realizada em Estocolmo no ano de 1972 sobre o Meio Ambiente;
#destacar e reconhecer a polêmica causada pela Delegação do Brasil durante esta conferência.
Justificativa
A conferência de Estocolmo realizada no ano de 1972 tinha como objetivo conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente atendendo as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. Esta foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente.
Introdução
Em 1972 acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável e a relação homem com a natureza era desigual. De um lado. De um lado seres humanos gananciosos tentavam satisfazer seus desejos de conforto e consumo, de outro, a natureza com toda a sua riqueza, sendo a fonte principal para as ações dos homens.
O que tornava isso um problema era o desenvolvimento sem limites realizado pelo homem em prol de seus objetivos, gerando prejuízos para o meio ambiente.
Desenvolvimento
A Conferência em Estocolmo modificou o pensamento humano sobre o meio ambiente e alguns problemas como secamento de rios e lagos, ilhas de calor e efeito da inversão térmica, causou alerta geral. A ONU decidiu então lançar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.
Os países tiveram reações diversas. Os Estados Unidos foi o primeiro a se dispor a reduzir a poluição na natureza por um determinado tempo, surgindo assim o “desenvolvimento zero” seguido pelos países desenvolvidos.
Alguns países subdesenvolvidos não aprovaram as decisões de reduzir as atividades industriais, pelo fato de terem a base econômica focada na industrialização, o que causou o chamado “desenvolvimento a qualquer custo”.
Esse foi o maior