Condutores
VANTAGEM
Constatamos pois que os polímeros condutores nos vieram oferecer vastas e importantes aplicações nas mais diversas áreas, (quer seja industrial, médica,de divertimento...), ou seja, significam vantagens. E estas vantagens são ainda mais vincadas quando se produzem blendas . Estas mantêm as propriedades condutoras dos polímeros e as propriedadeselastoméricas da borracha podendo ser produzidas a baixo custo. Estas blendas substituem os materiais tradicionalmente utilizados nomercado – EPDM com negro de fumo – com maiorelasticidade, maior condutividade eléctrica, sem necessidadede vulcanização e com menos etapas de processamentoindustrial. Na mistura de polímeros condutores comtermoplásticos, a grande vantagem está na possibilidade demoldar o material a quente, em qualquer formato, o que é importante para produzir componentes electrónicos.
DESVANTAGEM
Existem ainda desvantagens associadas às suas aplicações, tais como : qualidade do polímero devido ao efeito da síntese, propriedades físicas não coerentes ( solubilidade, condutividade, etc. ) e incompatibilidade na formação de misturas. A introdução de grupos funcionais polares e de grupos alquilo longos e flexíveis, ligados quimicamente à cadeia principal do polímero, é um artifício que permite obter polímeros solúveis em diferentes solventes orgânicos, o que facilita a sua caracterização e processabilidade e vai deste modo eliminando possíveis dificuldades.
APLICAÇÕES
A polianilina (derivada da mesma substância usada como corante em doces), éum
Polímero condutor com grande aplicação no nosso dia-a-dia. Usa-se emcabos coaxiais, em baterias recarregáveis, e na forma de lâminas ( filmes ) finas, em ecrãs de televisores e de monitores de computador. Outro polímero condutor eficiente é o polipirrol que contém átomos de azoto os quaiscontribuem para a sua condutividade. Este aplica-se nas chamadas “janelas inteligentes” pois, sob luz de sol forte, pode passar de