Condutores
3° Ensino médio
Manhã
Clovis Luiz da Silva Junior
Recuperação do simulado
São Paulo
2014
Introdução:
Venho por meio deste trabalho mostrar a definição de um condutor,mostrar o que é necessário para que um condutor atinja o equilíbrio eletrostático e mostrar alguns exercícios resolvidos
Definição de condutor:
Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas. O que caracteriza um material como condutor é a camada de valência dos átomos que constituem o material. Camada de valência é a última camada de distribuição dos átomos. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos.
Esses elétrons que abandonam o átomo são chamados de “elétrons livres”. Os metais no geral são bons condutores de eletricidade, pois eles possuem os elétrons livres.
Os materiais condutores têm larga utilização no dia-a-dia. São utilizados, por exemplo, nos fios condutores de eletricidade e na indústria de eletroeletrônicos, entre muitas outras utilizações
Equilíbrio eletrostático:
Ao ser eletrizado, um condutor elétrico tende a afastar as cargas elétricas o máximo que pode. Isso acontece porque o excesso de cargas tem exatamente o mesmo sinal, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco.
Quando essa distribuição acontece de forma desordenada na superfície do condutor, dizemos que ele está em equilíbrio eletrostático.
Condições
Para que existam condutores em equilíbrio eletrostático, esse fenômeno deve apresentar as seguintes condições:
• O campo elétrico no interior do condutor deve ser nulo (E =0).
• O potencial elétrico na parte externa do