Condições e Estado da Água.
A água apresenta usos múltiplos. Na aparente abundância hídrica do Brasil, a agricultura através da irrigação representa 56% da demanda total. Seguem-se as demandas para uso doméstico (27%), industrial (12%) e para dessedentação animal (5%). A demanda total brasileira para o ano 2000 foi estimada em 2.178 m3/s (ANA, 2002).
A qualidade de um ambiente aquático pode ser definida: i) segundo a presença de substâncias inorgânicas ou orgânicas em diferentes concentrações e especiações e ii) segundo a composição e estrutura da biota aquática presente no corpo d’água. A qualidade do ambiente aquático mostra variações temporais e espaciais em decorrência de processos internos e externos do corpo d água (MEYBECK & HELMER, 1992). A qualidade das águas superficiais depende do clima e da litologia da região, da vegetação circundante, do ecossistema aquático e da influência do homem. A expressão "qualidade da água" não se refere a um grau de pureza absoluto ou mesmo próximo do absoluto, mas sim a um padrão tão próximo quanto possível do "natural", isto é, da água tal como se encontra nos rios e nascentes, antes do contato com o homem. Além disso, há um grau de pureza desejável, o qual depende de seu uso que inclui abastecimento, irrigação, utilização industrial, pesca (BARRETO e GARCIA, 2010; BASSO e TURCATO, 2009).
É justamente por essa importância que a água tem, que esse projeto se dedica a ela.
OBJETIVO
TEMA
Condições e Estado da Água.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Caracterização e índice de qualidade de água (IQA), visando o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul – Acre.
OBJETIVO GERAL
Caracterizar a qualidade da água do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul – Acre, com determinação da qualidade da água e suas condições sanitárias de maneira a contribuir para o gerenciamento e conservação do mesmo através de uma melhor compreensão das variáveis envolvidas em sua dinâmica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Avaliar os padrões de distribuição temporal e espacial de variáveis físicas, químicas e