Estados Físicos da Matéria e suas Transformações
De um modo geral, as partículas que compõem uma substância podem se organizar de diferentes formas. Essas diferentes formas estão relacionadas ao seu estado físico. As partículas podem estar mais unidas ou mais afastadas, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que a matéria esteja sendo submetida. Alterando essas condições, podemos efetuar mudanças no estado físico da matéria.
Basicamente, os estados físicos da matéria são três: sólido, liquido e gasoso.
Sólido
Nos corpos sólidos, as partículas que os constituem ficam muito próximas umas das outras. No estado sólido a matéria:
Tem forma própria. Uma aliança de ouro terá sempre a mesma forma, onde quer que seja colocada. Tem volume definido. Medindo as dimensões da aliança de ouro, você poderá determinar seu volume.
Na maioria dos casos, corpos sólidos se transformam em líquidos ou gasosos quando aquecidos a temperatura elevada ou quando a pressão a quem estão submetidos é reduzida.
Liquido
No estado liquido, em geral, a matéria apresenta suas partículas mais afastadas umas das outras do que no estado solido. Isso permite que elas se movimentem, tornando a matéria fluida. No estado liquido, a matéria é geralmente constituída por moléculas e:
Não tem forma própria. Experimente despejar a água de uma garrafa em outro recipiente qualquer: ela tomara nova forma.
Tem volume constante. Encha de água uma garrafa de 1L de capacidade. A seguir despeje a água em outro recipiente, ela muda de forma mas o seu volume permanece o mesmo (1L).
Gasoso
Em condições ambientais, a matéria no estado gasoso é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação. No estado gasoso, a matéria:
Não tem forma nem volumes definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; consequentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
As Mudanças de Estado Físico
Já sabemos que dois fatores influem na