Condição humana e a banalidade do mal
Seria perigoso pensar os temas que Hannah Arendt desenvolve sem ressaltar que seu pensamento refere-se especialmentesobre o regime totalitário empregado na Alemanha nazista de Hitler. Foi a partir de Auschwitz, onde pessoas estavam sendo mortas inocentemente, que ela começa a refletir sobre a política. A obra Origensdo Totalitarismo (1951) é onde ela aborda o tema do totalitarismo em sua plenitude. Esse tema perpassa todos os seus escritos.
A atualidade de seu pensamento reside no fato de colocar o homem comoresponsável por suas ações e a concepção de que o mundo em que estamos pode ser velho, mas para quem nasce ele é novo e precisamos ter responsabilidade para com o que iremos deixar. A responsabilidadepessoal e coletiva encontra seu lugar como reflexão sobre o que consideramos correto ou não, tanto pessoal como coletivamente.
O romance de Arendt com Heidegger, 33 anos, casado e com filhos; se dá noano de 1924, quando esta entra para a Universidade de Marburg, com 18 anos. Doutora-se em filosofia em 1928, na Universidade de Heidelberg.
Cientista política e vitima do racismo anti - semitista,Arendt tornou-se um dos grandes nomes do pensamento politico contemporâneo por seus estudos sobre os regimes totalitários e sua visão crítica da questão judaica .A Liberdade, o abandono das tradiçõesculturais e a administração tecnocrática da sociedade foram alguns de seus temas principais temas.
Poder, Política e Liberdade
O Pensamento central de Hannah Arendt é de que a política jamais...