Condiçoes de vida na favela
A primeira favela que surgiu no Brasil, segundo dados do governo, foi no Morro da Providência no centro da cidade do Rio de Janeiro em 1897. Foi ocupada inicialmente por soldados da guerra dos canudos que exigiam do governo casa própria como premiação. Na época o governo não tinha verbas e autorizou os soldados a construir barracos de madeira no local. Foi daí que começou a surgir em vários pontos da cidade as denominadas favelas, com moradias precárias e falta de regularização fundiária.
Segundo dados do Censo do IBGE (2003), hoje em dia já passam de 1 milhão o número de habitantes que vivem em favelas no Rio de Janeiro. A maioria dessas pessoas vive em absoluta pobreza e alta conseqüência de violência, envolvendo drogas e policia.
O filme Brasileiro Cidade de Deus, protagonizou os reassentamentos urbanos a partir da remoção de favelas e ressaltou como é a vida das pessoas nesse tipo de moradia. A maioria sofre com a falta de energia elétrica, saneamento básico, baixa alfabetização, alta taxa de desemprego, falta de segurança tanto quanto a existência de violência, o governo que não oferece nada beneficiando os moradores, não tem investimento em educação ou no mercado de trabalho, não tem áreas de lazer e nem condições financeiras para os moradores.
A musica de Vinicius de Moraes “A Casa “ tem uma comparação a casa de uma pessoa que vive na favela, como a letra: ‘ Ninguém podia durmir na rede porque na casa não tinha parede’. Existem milhares que são feitas de madeira, papelão, não tem um fogão á gás pra cozinhar, uma geladeira pra conservar ou simplesmente um local pra durmir ou secar a roupa.
O governo deveria olhar pra este lado porque são todos os seres humanos e deveriam ter melhores condições de vida, pois ao mesmo tempo em que tem traficantes que residem lá, moram trabalhadores que lutam por uma vida melhor e