condicionamento termico
28 de abril, 2014
Controle dos sistemas de condicionamento térmico
1. Resumo
Este trabalho consiste na familiarização com as técnicas de controle do sistema de condicionamento térmico e suas aplicações no projeto de arquitetura da escola da disciplina AU135.
Estas técnicas foram em sua maioria aplicadas às salas de aula visto que não houve tempo disponível para realizar a aplicação em todos os ambientes da escola. A elaboração deste trabalho levou 10 horas.
2. Resultados
Os equipamentos e dispositivos do sistema de condicionamento térmico do projeto passíveis de controle estudados foram as portas, as janelas de correr, as janelas basculantes, as luzes, a iluminação zenital e o ar condicionado.
Comissionamento é um processo de garantia que os sistemas de condicionamento térmico estão instalados, funcionalmente testados e capazes de operar e manter o desempenho em conformidade com o projeto.
3. Conclusões
Alguns equipamentos e dispositivos de condicionamento térmico e lumínico já apresentados acima nos resultados são passíveis de controle. Estes requerem uma forma de controle, um sujeito para efetuá-lo, um tempo para que ocorra, baseando-se em alguma regra ou princípio. Alguns podem até mesmo variar sazonalmente de acordo com a necessidade.
Dito isto, tem-se que as portas devem ser de controle manual, tendo uma pessoa como controlador para abri-la ou fechá-la, podendo ser desde próprio professor, até algum aluno ou funcionário da escola, conforme a necessidade. Abre-se a porta para entrar ou sair do ambiente, ou para possibilitar ventilação e iluminação natural, e fecha-se a porta no fim do expediente escolar. Em dias quentes de verão, presume-se que a porta deve ser mantida aberta a fim de arejar o ambiente, enquanto em dias frios, ela é mantida fechada para impossibilitar a entrada de ar frio advindo do exterior. As janelas, dadas anteriormente como de dois tipos, as de