condicionamento classico de uma cachorro
• Introdução
• Teoria
• Dados
• Observação
• Conclusão
• Fotos
• Bibliográfia
Introdução
A analise deste trabalho foi realizada no dia 15 de Setembro, no 2º Festival de Cães – KCEC 2013. O objetivo do trabalho era permitir a prática da observação e identificar comportamento respondente e operante no repertório comportamental do animal observado. A teoria adotada para a realização do trabalho foi o condicionamento clássico ou pavloviano.
Teoria
O Condicionamento Clássico, também conhecido por condicionamento de Pavlov, foi proposto por este investigador (Pavlov 1849 – 1936) entre 1903 e 1908 numa experiência com cães.
A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais.
Dados
Identificação do Animal/handler/Proprietário
Raça SETTER INGLÊS
(english setter)
Macho
SPECIAL HUNTER DARIUS BABY BOY
RG/RJG/09/07847 – 26/12/2009 – 45 meses
Pai: wyndswept’s midnight reflection
Mãe: set’r ridge’s frida gold
Cr.: Sergio Luiz Alves da Costa
Prop.: Francisco Javier/ Mauricio Penna
Salvador –BA
Observação Tempo: 15min O animal não demonstrou nenhum tipo de desconforto com relação a está próximo de outros cachorros, pareceu sociável e calmo.
No momento da apresentação, o handler soube conduzi-lo de tal maneira que fizesse todos os movimentos pedidos. Adotando a teoria do condicionamento clássico, observei que o handler utilizou um