biologia
O condicionamento se diz de um processo de aprendizagem e modificação de comportamento por meio de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo.
O Condicionamento Clássico foi criado pelo fisiologista russo Ivan Pavlov, ele fez uma experiência usando um cachorro, uma campainha e um pedaço de carne. Após ele percebeu que quando o cachorro via o pedaço de carne, ele salivava, chamando de reflexo não condicionado. Começou também a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne.
Assim o cachorro passou a associar os dois carne e campainha, salivando também toda vez que ela era tocada. A reação a um estímulo neutro foi chamada de reflexo condicionado.
O condicionamento clássico é importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Ele explica a associação positiva ou negativa que um consumidor pode fazer de uma marca. Também possibilita o entender coisas do dia a dia, por exemplo o barulho de um despertador, que por si só não significa nada, mas relacionamos aquele barulho ao objetivo de acordar em um determinado momento.
Condicionamento é o operante ou instrumental, consiste em fazer a associação entre um estímulo e a sua consequência.
O condicionamento operante foi criado por Burrhus Frederic Skinner psicólogo norte-americano, estabeleceu que todo comportamento é influenciado por seus resultados, ocorrendo um estímulo reforçador, que pode ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa), e negativo quando tende a inibir certo comportamento (punição).
As principais diferenças entre o condicionamento clássico e o operante pode se dizer:
O condicionamento clássico inclui uma resposta já estabelecida através de outro estímulo anterior, o operante não necessita de nenhuma resposta dada anteriormente.
Condicionamento clássico o resultado não depende das ações do sujeito, enquanto no operante irá depender.
O condicionamento