Condicionalidades
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF é o principal serviço de Proteção Social Básica (Decreto nº5.085, de 19 de maio de 2004), consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico (Resolução CNAS nº 109/2009).
Elaboração de Visita Domiciliar e Estudo Social
A visita domiciliar geralmente é feita após a entrevista. Seu objetivo é contatar a realidade do usuário. Ela é um instrumento útil quando há reflexão em torno do objetivo da visita.
Para organizar as informações coletadas durante a visita utilizamos: Ficha de visita domiciliar ou agenda de anotações, que contem a identificação do usuário, os objetivos da visita, a descrição da mesma, bem como uma avaliação e os procedimentos que se fizerem necessários.
Se soubéssemos tudo, sem duvida tudo compreenderíamos. O Procedimento estranho, assim como normal, tem suas causas, que, por vezes, estão bem escondidas.
Ao tratarmos com outras pessoas, raramente é possível, e nem mesmo essencial compreendermos inteiramente as causas de suas ações. No entanto é necessário ter presente que o comportamento delas apresenta sempre uma causa. (Garret, 1991. pg. 24 - 25) Ao realizar uma visita domiciliar, nunca é colocando dúvidas sobre aquilo que o usuário informou, mas sim, procurar outras informações além daqueles que