condados anfibios
Biologia
Paulista, 12 de setembro de 2014
Escola técnica estadual José Alencar gomes da silva
Paulista, 12 de setembro de 2014
Turma: 2° A
Curso: Administração
Equipe: Amanda Cezar Micaelle Tavares Sthefany Barbosa Suelen Benfica
Cordados Anfíbios
Introdução
Neste trabalho iremos aborda o assunto sobre o estilo de vida dos Cordados Anfíbios, suas características gerais , como a temperatura do seu corpo , a sua locomoção, nutrição e digestão , entre outras coisas que iremos conhecer ao longo do trabalho .
Sistemática dos anfíbios: Ordem Apoda - Também chamados de gimnofiona. São cegos e não possuem patas. Exemplo: cobra-cega.
Ordem Urodela (Caudata) - São anfíbios que apresentam cauda possuem cauda e 2 pares de patas na fase adulta. Exemplo: salamandra, triton.
Ordem Anura - São anfíbios que não apresentam cauda na fase adulta. Possuem dois pares de patas. Existem alguns que são desprovidos de língua, estes são chamados de aglossas (pipas). Exemplo: sapo, rã e perereca.
Características gerais
Os cordados anfíbios são animais pertencentes ao filo Chordata. Nesse filo estão inclusos os animais vertebrados que possuem algumas características, como: corpo segmentado, circulação fechada, coração ventral, simetria bilateral, sistema digestório completo, endoesqueleto, dentre outras. Os cordados também apresentam particularidades no seu desenvolvimento embrionário, como a notocorda, o sistema nervoso dorsal, as fendas branquiais e a cauda.
A notocorda, também chamada de corda dorsal, é um bastão formado por células que se localiza no dorso dos embriões dos cordados. Essa estrutura se origina a partir da diferenciação do mesoderma, sendo que sua função é a de sustentar o tubo nervoso. Na maioria dos