CONCURSO PÚBLICO - RADIOBRAS - PSICOLOGIA
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO
PARA PSICANALISTAS, PROPOSTA É AVANÇO
O Globo, 12/02/2004
Para psicanalistas, o projeto que propõe acabar com a prisão de usuários e dependentes de drogas é um avanço.
O psicanalista Eduardo Losicer diz que a nova resolução não restringe a liberdade do cidadão de usar pequenas quantidades de drogas – em muitos casos para fins medicinais, como a maconha para glaucoma e certas dores
– e reduz as relações de corrupção entre a polícia e o usuário. - O projeto ainda não retira o consumo de drogas do âmbito policial. O consumidor ainda é flagrado pela polícia e deve ser apresentado a um juiz. Mas, pelo menos, não vai preso. A indicação de um tratamento, se ele for um usuário compulsivo, é sem dúvida melhor que a exclusão social numa prisão – diz Losicer..
Para a psicanalista Lulli Milman, ao suspender a passagem obrigatória pela delegacia, o projeto melhora muito a vida do usuário. Ela também destaca que a decisão de acabar com a prisão ajudará a diminuir a corrupção policial. Lulli elogiou também o fim da obrigatoriedade de tratamento médico ou psicológico para o consumidor de drogas: – Ninguém é doente porque consumiu drogas. Mas acho um avanço que o juiz determine o pagamento de cestas básicas ou a prestação de serviços comunitários, porque, como o consumo ainda é ilegal, os usuários pagam um tributo à sociedade – diz Lulli.
01 - O texto, em relação ao seu título:
(A) oferece uma explicação semântica do vocábulo avanço; (B) não justifica o emprego de psicanalistas no plural;
(C) traz uma explicitação do vocábulo proposta;
(D) contraria o significado do próprio título;
(E) não explicita a razão da opinião dos psicanalistas.
02 - “Para psicanalistas, o projeto que propõe acabar com a prisão de usuários e dependentes de drogas é um avanço.”; o comentário CORRETO sobre os constituintes desse segmento do texto é:
(A) a preposição para possui valor de conformidade;
(B) o pronome relativo que