concurso pra estudar
ESTADO DE SÃO PAULO
PROCESSO SELETIVO
Nº 001/2013
Auxiliar de
Desenvolvimento Infantil
TARDE
www.pciconcursos.com.br
PROCESSO SELETIVO – MUNICÍPIO DE ITAPEVA/SP
CARGO: AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Texto para responder às questões de 01 a 05.
A razão de Mandela ter entrado para a história
Desde tempos imemoriais, o avanço da civilização se faz através de processos sucessivos de emancipação de pessoas, do trabalho árduo de reconhecimento de direitos, de busca da igualdade, de considerar todas as pessoas portadoras dos mesmos direitos.
Não é tarefa fácil. É disponível apenas àqueles que têm o sentimento do mundo.
Ao longo da história, o poder dos nobres foi derrubado com sangue; lutas abolicionistas, com guerras; guerras libertadoras, com mortes.
Quando se pensava que a ciência seria dominante, o século 20 abrigou duas guerras mundiais, holocaustos de judeus, de armênios, bósnios, de populações africanas dizimadas pela guerra e pela fome, pelos Gulags e pelo macarthismo. E, para grande parte deles, a justificativa foram as razões de Estado, o interesse nacional, ou algo circunstancial, de afirmação de poder.
Na era da comunicação de massa, interesses de Estado ou mero oportunismo político levaram à exploração das piores características humanas. O século 20 testemunhou a intolerância contra os negros, os homossexuais, os deficientes, as mulheres, os analfabetos.
Mas reservou espaço, na história, para os pacificadores, os Estadistas da paz, que conseguiram fazer a transição do regime selvagem para o civilizado, sem derramar sangue.
Não os imagine dúbios ou pusilânimes.
Na infância, superaram as barreiras da mortalidade infantil, do analfabetismo familiar, da miséria. No início da vida adulta, esfolaram-se em trabalhos braçais.
Gradativamente, superaram os obstáculos produzidos pela pobreza e pelo preconceito e, ao primeiro contato com o mundo das ideias políticas, tornaram-se ativistas, lutaram