Arte e Cultura Brasileira Contextualizada e Traçadas por Hélio Oiticica
Hélio Oiticica
Arlete Fonseca de Andrade*
Resumo:
O artigo aborda a relação ente arte e ciência, e contextualiza a partir da importante produção artística de Hélio Oiticica, e traça um paralelo dos estudos culturais desenvolvidos no campo da sociologia e filosofia pelos pensadores Pierre Bourdieu e
Mikhail Bakhtin.
Palavras-chave:
Hélio Oiticica, Arte Contemporânea, Cultura Brasileira, Pierre Bourdieu, Mikhail
Bakhtin, Cultura Popular, estudos culturais.
* Arlete Fonseca de Andrade é bacharel em ciências políticas e sociais pela FESPSP, mestre em psicologia social e doutora em ciências sociais com área de concentração em antropologia pela PUC-SP. Cursou curadoria e crítica de arte no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM e, história da arte no Museu de Arte de São Paulo – MASP e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Arte e Ciência
Na contemporaneidade, os estudos entre arte e ciência vêm obtendo cada vez mais relevância e visibilidade no que tange à produção de pesquisas acadêmicas e publicações de artigos em periódicos de ciências humanas e de artes visuais, e em diversos livros ressaltando não somente a possibilidade de integração, mas também a importante contribuição entre estes dois campos que, a princípio podem parecer distintos, mas utilizam de seus recursos teóricos de uma para outra e vice-versa no desenvolvimento em seus temas.
Um exemplo são os estudos entre as artes visuais e as ciências sociais, principalmente em relação à antropologia, a sociologia e a filosofia, enriquecendo o campo das ideias, da crítica e/ou dando embasamento às pesquisas em diversos campos temáticos.
Artistas, críticos, curadores, antropólogos, filósofos, sociólogos se aproximam, criam e compartilham suas bases no sentido de mostrar que o diálogo e práticas só tendem a enriquecer com esta interface.
O nascimento de um novo tempo, de um novo século (XX), gerou transformações não