Concreto
O concreto é um dos materiais mais usados na construção civil por sua versatilidade, sua alta resistência faz com que ele seja muito utilizado em estruturas, como no concreto pré-moldado, desde que se sigam as indicações ele pode ser feito até mesmo no local da obra.
2. DEFINIÇÃO DE CONCRETO
O concreto pode ser considerado uma pedra artificial composta de uma mistura de cimento, agregados e água - e em alguns casos também de aditivos - que se forma pelo endurecimento da mistura água – cimento (pasta).
3. CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS QUE COMPÕE O CONCRETO
O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa, etc.) e aditivos químicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas.
Esquematicamente pode-se indicar que a pasta é o cimento misturado com a água, a argamassa é a pasta misturada com a areia, e o concreto é a argamassa misturada com a pedra ou brita, também chamado concreto simples (concreto sem armaduras).
3.1. Cimento
É responsável por dar a liga entre todos os materiais que compõe o concreto. O cimento portland, como é conhecido, é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento é composto de clínquer e de adições, sendo o clínquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimento. O clínquer tem como matérias-primas básicas o calcário e a argila. A propriedade básica do clínquer é que ele é um ligante hidráulico, que endurece em contato com a água. As principais adições são o gesso, as escórias de alto-forno, e os materiais pozolânicos e carbonáticos, são essas matérias-primas misturadas ao clínquer, que definem as propriedades dos diferentes tipos de cimento.Tipos de