Concreto
O concreto apresenta dois estados no processo de aplicação: o fresco e o endurecido.
A qualidade final de uma estrutura de concreto depende do controle de suas propriedades em ambos estados, mas o controle do concreto fresco é indispensável, pois este é fundamental à execução das estruturas e às propriedades da estrutura de concreto endurecido.
O principal ensaio realizado no concreto fresco é o Slump-Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo controlar a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade.
No Brasil, este ensaio é regulamentado pela NBR-NM67 (1998) – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco.
Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump-Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.
No dia 22 de Agosto de 2014, os alunos do curso de graduação de Engenharia Civil (6° Período), fabricaram concreto e realizaram um Slump -Test no laboratório da Faculdade. Os procedimentos e resultado serão descritos neste relatório.
Procedimento
1) Foram adicionados à betoneira: cimento, areia, brita e água. Na seguinte ordem:
Primeiro 50% da quantidade de água, a brita, areia e o cimento. Depois o aditivo dissolvido em água e os outros 50% de água.
2) Quando o concreto estava totalmente misturado, ele foi colocado em um recipiente próprio para utilização no Slump-Test.
3) Colocamos o molde em forma de cone sobre a placa metálica de base. Um dos componentes do grupo fixou a forma com os pés, apoiando-se sobre as aletas do suporte e preenchemos 1/3 do molde com uma camada de concreto e demos 25 golpes de haste até o centro.
4) Preenchemos 2/3 do molde e