Concreto
(slump) do concreto situa-se entre 200 e 240 mm. Assim como a perfuração, é imprescindível que a concretagem ocorra de forma contínua e ininterrupta. Desta maneira, as paredes onde se formará a estaca ficarão sempre suportadas pelo solo presente entre as pás da hélice, acima da ponta do trado, e pelo concreto que é injetado, abaixo da face inferior da hélice.
Usualmente é utilizada bomba de concreto acoplada ao equipamento de perfuração através de mangueira flexível de 100 mm de diâmetro interno.
O preenchimento da estaca com concreto é frequentemente executado até a superfície de trabalho, mas é possível o seu arrasamento abaixo do nível do terreno, desde que sejam tomadas as providências quanto a estabilidade do furo no trecho não concretado e a inserção da armação.
Durante a retirada do trado, a limpeza do solo contido entre as pás da hélice é procedida de forma manual ou com um limpador de acionamento hidráulico ou mecânico acoplado ao equipamento, que remove o material, sendo este, deslocado para fora da região do estaqueamento, normalmente com utilização de pá carregadeira de pequeno porte.
32
Com a evolução crescente dos equipamentos ao longo dos últimos anos, os torques foram aumentados, permitindo assim a utilização de hélices com diâmetros maiores e escavação em camadas de solos mais resistentes (SPT acima de 50).
A capacidade de tração do equipamento é quem determina a maior ou menor facilidade de retirada do trado durante a etapa da concretagem, processo que exige grandes esforços, devido principalmente ao seu atrito com o solo, peso do material entre as pás da hélice, peso próprio