concreto
A importância desse experimento na atividade prática decorre da necessidade de se conhecer as especificidades dos materiais constituintes do concreto, a fim de se compor, ao final do processo, sua eficiente e necessária dosagem e assim garantir seu padrão técnico – qualitativo. Portanto, os processos experimentais apresentados objetivam demonstrar como é realizada a dosagem do concreto. Uma vez que ela é de extreme importância em um canteiro de obra, para controlar a resistência do concreto.
A resistência do concreto que será utilizado em uma estrutura é muito importante na Engenharia e na Arquitetura. O cálculo estrutural leva em consideração a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck), cuja unidade de medida é o MPa (Mega Pascal). A unidade de 1 Pascal é definida como a pressão exercida por uma força de 1 Newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força.
O concreto, dentro das variáveis que podem existir nos projetos estruturais, foi o item que mais evoluiu em termos de tecnologia. Antigamente muitos cálculos eram baseados no fck 18 MPa e hoje, consegue-se atingir no Brasil, resistências superiores a 100 MPa. Tal fato é muito importante para os projetistas e para a engenharia em geral, implicando na redução das dimensões de pilares e vigas, no aumento da velocidade das obras, na diminuição do tamanho e do peso das estruturas, formas, armaduras, etc.
Fundamentação teórica
RESISTÊNCIA CARACTERISTICA DO CONCRETO A COMPRESSÃO: É um dado utilizado nos cálculos estruturais para saber a característica do concreto a compressão. Os dados utilizados em base nos projetos arquitetônicos para saber a dimensão das estruturas. As unidades são descritas em Mega Pascal(MPA) que equivale a 1 milhão de pascal ou 10,1972 kgf/cm² distribuída uniformemente sobre uma superfície plana.
Transformar kgf/cm² em MPa:
1kgf/cm² =0,1 MPa