Relatório Polaridade
Leonardo de Vargas Dalpubel, Rafaela Cappelari
Universidade de Caxias do Sul
Introdução
Solubilidade é a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente e a certa temperatura, e ela depende muito, entre outras coisas, do tipo de solvente usado, variando muito de um solvente para outro. E um dos fatores dessa variação é a polaridade dos compostos, aonde polar dissolve polar e apolar dissolve apolar.
A Polaridade é Objetivo Fazer o uso correto das diversas técnicas de separação de misturas usadas em laboratório.
Procedimentos experimentais
A)Polaridade-ação de um campo elétrico: No primeiro procedimento montamos 3 buretas nos suportes,com um copo de Becker sob cada uma,e colocamos água em uma,álcool em outra e hexano na terceira,marcando cada uma delas. Então abrimos a torneira da bureta com água, o suficiente para correr um fio dela, de uma altura de 10 cm até o Becker. Após, atritamos uma caneta contra o cabelo, e aproximamos do fio de água, sem encostar, e repetimos o processo com as outras substancias das buretas.
B) Solubilidade x polaridade – Procedimento 1: Nesse procedimento,enumeramos 3 tubos de ensaio,e utilizando os solventes do procedimento anterior,colocamos 3 ml de água em um,3 ml de álcool em outro e 3 ml de hexano no ultimo,e colocamos em cada um uma ponta de espátula de naftalina,agitamos cada um isoladamente e observamos.
B)Procedimento 2: Nesse procedimento,enumeramos 3 tubos de ensaio,colocamos 3 ml de água em um,3 ml de álcool em outro e 3 ml de hexano no ultimo,e colocamos em cada um uma ponta de espátula de cloreto de sódio,agitamos bem e observamos o ocorrido. D)Decantação de uma mistura líquido-líquido: No quarto procedimento colocamos uma argola de sustentação no suporte universal e apoiamos o funil de separação na argola.Pipetamos 10 ml de solução de CuSO4 e despejamos no funil,adicionamos 10 ml de éter de petróleo e