Concreto Trabalho Final
“O material faz parte da nossa arquitetura, desde as formas livres de Oscar Niemeyer ao cotidiano das grandes metrópoles” Gimenes.
O concreto é o material mais usado na construção civil. O concreto é empregado na construção de edifícios, pontes, estádios, túneis, paredes de contenção, reservatórios, barragens e em muitos outros tipos de estruturas.
Democrático, o concreto se tornou sinônimo de resistência, versatilidade e economia. A arquitetura nacional é marcada pelo uso do concreto em suas diferentes formas – armado, pré-moldado ou moldado na obra.
Concreto Armado
Concreto Pré-moldado
Concreto Moldado
O concreto armado foi um dos avanços técnicos mais determinantes para a arquitetura do século XX. Este surgiu da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço. Consiste numa espécie de armadura metálica, de ferro ou aço, que depois é preenchida com concreto, uma mistura de pedra, cimento, areia e água, que dá a sustentação que permitiu o salto de resistência e flexibilidade do material. O concreto depois de endurecido tem resistência similar às das rochas naturais e, quando no estado fresco, é composto plástico, com as vantagens poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar sua corrosão, que quando comparado ao aço, apresenta vantagens e desvantagens em relação a seu uso na construção de estruturas de edifícios, pontes, plataformas de petróleo, reservatórios, barragens, entre outros.
Segundo a ASTM (American Society for Testing and Materials), o concreto é um material compósito que consiste de um meio aglomerante no qual estão aglutinadas partículas de diferentes naturezas: • O aglomerante é o cimento em presença de água.
As reações químicas entre os minerais do cimento e a água (reações de hidratação) resultam na pasta que se solidificará com o tempo, reunindo em torno de si os agregados. O cimento hidráulico largamente