Concreto Pós-Reativo
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
CONCRETO PÓS-REATIVO – CPR
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.
(2) Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.
1. Introdução
A resistência à compressão é, certamente, a característica mecânica mais importante do concreto. A constante busca pela obtenção de concretos com maiores resistências levou ao desenvolvimento dos, bastante conhecidos, Concretos de Alto Desempenho (CAD). A mesma busca incessante que levou a criação do CAD proporcionou o desenvolvimento do Concreto de Ultra-Alto-Desempenho (CUAD), cujo Concreto de Pós Reativos (CPR), é o representante mais estudado e utilizado.
É considerado um material novo, suas propriedades mecânicas e seu comportamento estrutural estão sendo estudados. Atualmente a maior dificuldade é a obtenção, que necessita de grande precisão na dosagem e análise da composição granulométrica dos pós.
2. Definições / importância e uma breve historia da sua evolução;
Por meio de pesquisas desenvolvidas desde 1990 na França e no Canadá, o Concreto de Ultra-Alto-Desempenho surgiu para substituir o CAD, sendo um material de tecnologia de ponta projetado especificamente para fins industriais e militares. Para se ter uma ideia da ordem de grandeza da resistência de tais tipos de concretos basta analisar que, e m relação aos concretos convencionais, esses produtos de última geração apresentam resistências à compressão até oito vezes superior, e à flexão, dez vezes maior. Quanto à tração na flexão, a resistência fica entre 20 e 50 MPa, dependendo do tipo de fibra (metálica ou orgânica).
- Concreto Comum: Resistências até 60 MPa (600 kgf/cm2);
- Concreto de Alto Desempenho (CAD): Resistências entre 60 e 120 MPa. (600 a 1.200 kgf/cm2);
- Concreto de Ultra-Alto-Desempenho (CAUD):