ed fisica
Resenha: LAZER E SOCIEDADE
Nelson Carvalho Marcelino
O texto trata da relação entre o lazer e a sociedade, da recreação que hoje em dia faz parte do lazer, o ato de criar, renovar, com novas motivações. A recreação do ponto de vista da sociedade aborda os seguintes pontos:
- A Cultura vivenciada;
- O lazer gerado historicamente;
- Um tempo privilegiado para vivência do lazer;
- Aspectos educativos.
Segundo o autor o lazer é entendido, como a cultura, compreendida em seu sentido mais amplo, vivenciada no tempo disponível. Desta forma devemos entender o lazer como um espaço privilegiado no seu tempo livre enfatizando a questão do lúdico na prática, estas possibilidades contribuem para uma mudança na vida social das pessoas.
O texto traz também a questão da desigualdade social do lazer, devido ao fator econômico das pessoas, também chamados de barreiras interclasses sociais. As mulheres devido as suas rotinas de trabalho e domésticas são mais prejudicadas com relação ao tempo livre para o lazer, crianças e idosos também são esquecidos.
De certa forma o texto nos traz refletir que a população que vive em áreas de classe baixa, mais pobres, tem mais dificuldade de encontrar espaços para o lazer, enquanto isso a população mais rica tem mais oportunidades no seu tempo livre, além da localidade desses espaços, como teatros, cinemas, entre outros.
A importância dos espaços urbanos públicos de lazer, não se tornarem parte de empresas privadas e desta forma tornando acessível apenas para as classes sociais mais altas.
Desta forma, o lazer deve ser privilegiado pelo poder público, conscientizando como uma prática educativa, investimento mínimos de recursos para que as pessoas vivenciem o lazer e tenham mais alternativas para o lazer.