Concreto Pesado
Camila Muniz; Eduardo Yazbek; Lisandra Nunes; Mariana Centurione.
Resumo
Escreva aqui o Resumo do Trabalho. O Resumo e as palavras-chave devem estar totalmente contidos nesta página. - Aprox. 300 palavras, espaços e pontuação - 500 palavras
Palavra-Chave: Comprimento 80 caracteres
1 Introdução
¿
1.1 Definição
É o concreto que tem sua massa específica elevada devido a utilização de agregados pesados.
O concreto pesado é um excelente material para a blindagem, devido as suas características, possui propriedades de atenuação de raios X e de raios gama, tem propriedades mecânicas satisfatórias e tem relativamente baixo custo inicial e de manutenção. A facilidade de construção faz também do concreto pesado um material especialmente adequado para a blindagem de radiação.
Sendo o concreto uma mistura de hidrogênio e de outros núcleos leves e núcleos de número atômico mais elevado e podendo ser produzido dentro de uma larga faixa de massas específicas, ele é eficiente na absorção de raios gama, na frenagem de nêutrons rápidos e na absorção de ressonância e de nêutrons lentos. O hidrogênio e o oxigênio, presentes sob a forma química combinada, nos hidratos de cimento, moderam o fluxo de nêutrons satisfatoriamente.
A blindagem deve conter algum material pesado, como ferro, cuja massa atômica é 56, ou elementos de maior número atômico, dessa forma os concretos pesados são produzidos com o uso de agregados pesados naturais.
1.2 Características
Enquanto que a massa específica dos concretos normais varia de 2300 a 2500 kg/m³, a massa específica dos concretos com agregados pesados corresponde cerca de 50% maior e está na faixa de 3360 a 3840 kg/m³.
1.3 Histórico
A primeira usina nuclear brasileira opera com um reator do tipo PWR (água pressurizada), que é o mais utilizado no mundo. Desde 1985, quando entrou em operação comercial, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma capital como